segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Revolução Russa

 A Revolução Russa  ocorreu em  1917 e culminou na formação de um novo sistema politico, o socialismo cientifico de karl Max, ele via o estado como forma de dominação da burguesia sobre os trabalhadores, o socialismo dissolveria as classes sociais, assim o Estado seria desnecessário.
A partir desse principio começa a construção do estado comunista de Lenin queria o fim da guerra coma a Alemanha e a redistribuição de terra para os camponeses, Lenin e os bolcheviques pregavam a ditadura do proletariado.
 Em Outubro de 1917, Lenin e os bolcheviques, com ajuda da guarda vermelha, o braço armado dos bolcheviques, derruba o governo de Kerenski  e Lenin assume o governo. As primeiras medidas foi o confisco das terras da aristocracia e da igreja, coloca o comercio, fabricas, bancos comercio externo sobre o controle do estado. Surge então o primeiro pais comunista do mundo, baseado nas ideias de Marx e Lenin, e não é qualquer pais, a Rússia e sua grandeza territorial, que abrange vastas áreas da Europa, norte e centro da Ásia.
Não demorou muito e veio a guerra civil Rússia, em um primeiro momento os branco que eram os monarcas, burgueses e os setores que haviam sido derrotados pelos bolcheviques apoiados militarmente pelas grandes potenciam da europas, que estavam apreensivas com a ascensão de um pais enorme como a Rússia e um modelo politico totalmente, o comunismo, diferente do restante do mundo que era capitalista, combateram os vermelho e os comunistas. Junto com a guerra, veio problemas como a fome, a nova redistribuição de terras não foi o suficiente para acabar com a fome que estava assolando grande parte da população russa. Lenin cria medidas modernizadoras e capitalistas para acabar com os resquícios feudais e frear a crise, por outro lado crescia o poder de outros dois lideres do partido bolchevique, Trostsky e Stalin, cada um com suas ideias para fortalecer a revolução e resolver as crises internas da Rússia.

Trostsky acreditava que a revolução só teria um sucesso efetivo se fosse internacionalizado, Stalin defendia que o comunismo teria que ficar na Rússia, pois de fosse levadas a outros pais, comprometeria a consolidação interna do comunismo. Em 1924 Lenin, o fundador do primeiro estado comunista  morre, Stalin vence a disputa interna e assume o poder da Rússia. Stalin torna se um ditador na URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas),com uma forte politica de repressão e violência contra todos os seus opositores, porem foi um período em que houve um grande crescimento econômico que vieram logo após as novas politicas econômicas implantadas por Stalin, A URSS torna se uma grande potencia econômica e militar.

 Referências:
 COSTA, Frederico. A Revolução Russa - vitória, degeneração e resistência. Revista Arma da Crítica, Ano 2, Número 2, Março 2010
<http://www.suapesquisa.com/russa/>. Acessado em 09/12/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário